leonardo da vinci
Leonardo di Ser Piero da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452. Com pais separados, viveu sua infância com seu pai na fazenda, onde apaixonou-se pela natureza, principalmente por cavalos. Aprendeu ler, escrever e aritmética, quando mais velho aprendeu, por conta própria, latim e matemática avançada. Desde criança da Vinci demonstrava seus grandes talentos.
Na adolescência, o jovem alto, belo e cabelos loiros, começou a estudar pintura com grandes artistas. Morou principalmente em Milão e Florença durante sua vida.
Ele conviveu e trabalhou ao lado de várias personalidades como Reis, Condes, Papas e o grande Nicolau Maquiavel, o que era de se esperar pois Leonardo da Vinci era um gênio que atuava nos campos da anatomia, engenharia, astronomia, matemática, história natural, música, escultura, medicina, arquitetura e pintura.
Seus trabalhos eram, muitas vezes, considerados inviáveis para a época. Da Vinci era um homem avançado de mais para seu século. Em seus cadernos de anotações, criava os primeiros esboços que, somente séculos depois, iriam contribuir para desenvolvimento de projetos de máquinas como helicóptero, automóveis, máquinas de impressão e telescópios. Na medicina, com a dissecação e o estudo de mais de trinta corpos obteve avanços no estudo do corpo humano elaborando sua obra, o homem vitruviano, teoria do sistema circulatório e desenvolvimento de fetos.
Da Vinci era humanista e amava a natureza, por isso, em suas pinturas tentava ao máximo, transmitir a perfeição, a máxima realidade. Nos projetos baseava-se nos animais selvagens como por exemplo, observando os pássaros fez os primeiros esboços de uma máquina que fizesse o homem voar. Por isso estava cada vez mais em busca de conhecimento.
Nas pinturas, com a famosa Monalisa, Da Vinci criou a técnica do sfumato um jogo de luz e sombra dando tom de mistério e realidade a sua pintura mais famosa.
Ele sempre declarou que queria realizar milagres, e talvez tenha conseguido, depois de