ed fisica
Fatores de risco a saúde
Trabalho solicitado pelo professor
Mauro Dias da disciplina de Ed.
Física do aluno Fernando de Jesus nº 15 do 2º ano do Ensino Médio 1
Cosmópolis
03/09/2014
Sedentarismo
Introdução: A obesidade e o sedentarismo são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e deixaram, nas últimas décadas, a esfera dos problemas particulares tornando-se grandes ameaças da saúde pública. Esses fatores de risco configuram-se como uma epidemia que envolve tanto países desenvolvidos como em desenvolvimento. A exemplo, o Brasil encontra-se em um processo rápido de transição epidemiológica caracterizado por mudança de hábitos alimentares e redução da prática de atividade física.
Elevadas prevalências de sedentarismo e sua associação com fatores de risco para morbidades, como as doenças coronarianas, a obesidade, diabetes mellitus, osteoporose e algumas formas de câncer; indicam a importância de realizar intervenções na tentativa de modificar alguns hábitos do cotidiano.
A prática de atividade física apresenta-se de forma relevante no tratamento e como estratégia preventiva no combate desses fatores. Quando aliada à alimentação adequada e hábitos saudáveis concebem um benefício extraordinário à saúde.
Diante do aumento das prevalências dos fatores de risco e para conhecer como eles se apresentam em uma população específica bem como para permitir melhor forma de abordagem na orientação, educação e conscientização torna-se importante efetuar estratégias que permitam o seu controle, como a implementação de programas de prevenção primária e secundária contra os fatores de risco para doenças cardiovasculares.
A pratica da atividade física traz benefícios à saúde, como:
Ajuda a controlar o peso;
Diminui a pressão sanguínea;
Reduz o risco de desenvolver a pressão alta;
Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabete;
Ajuda a manter ossos,