Leonardo da vinci
Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu em Anchiono, perto de Vinci no dia 15 de Abril de 1452. Era filho de Piero de Antonio da Vinci e de Catarina uma camponesa.
No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova Albiera di Giovanni Amadori, Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade, e então começou a viver com o pai.
Leonardo tem um grande amor pela natureza, talvez pelo fato de ter crescido no campo.
Leonardo mudou-se para Florença onde iniciou sua aprendizagem em pintura no atelier de Florentino Andrea Del Verrochio, isso ocorreu em 1469.
Desenho da paisagem do Vale do Arno, sendo o seu primeiro desenho datado em 1473.
Ele produziu vários quadros pequenos, tais como, a Madona com Cravo, a Madona Benois e Anunciação em 1480.
Mudou-se para Milão e proporcionou o seus conhecimentos nas áreas de engenharia, e na arte a Ludovico Sforza em 1482.
De 1483 à 1486 pintou A viagem dos Rochedos juntamente com Ambrozio e Evangelista de Predis.
De 1495 até 1498 se dedicou a pintura de A ultima Ceia, encomendada por Ludovico Sforza.
Regressou a Florença em 1500 na qual foi o seu período mais produtivo.
Ele pintou em 1501 um quadro que ficou conhecido como Madona del Fuso, que foi um quadro pequeno que retratava uma virgem com o menino.
Leonardo também desenhou mapas e vários outros tipos de representações geográficas.
Em 1503 iniciou o retrato de Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo, no qual esse retrato trás muitos mistérios e dúvidas para todo o povo, não se sabe ao certo se aquele retrato era homem ou mulher e a boca conforme se olha, dá-se a impressão de estar sorindo.
No ano de 1915 Leonardo morreu na França no dia 2 de maio. No dia 2 de maio o Rei Francisco I visita mais uma vez Mestre Leonardo. Para aliviar-lhe a dor, sustenta sua cabeça nos braços. "Reconhecendo que não podia gozar de honra maior" (segundo Vasari), Leonardo da Vinci morre nos braços do rei.
Está morto o homem que