ecooo

697 palavras 3 páginas
Lista de Exercícios de Micro – ECO034
2012.02

1- Explique o seguinte princípio da economia: ”Às vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados”. Quando os mercados são ineficientes, os governos podem interferir tentando fazer desaparecer externalidades e assimetria de informações.

2- Descreva a curva de possibilidades de produção representada abaixo, salientando o que cada ponto marcado no gráfico representa.

A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
Devido a limitação de recursos, a produção total tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.
Na Curva: níveis altamente eficientes, significa que todos os recursos produtivos estão sendo utilizados (pontos A e
E).
Dentro da Curva: subemprego de fatores ( capacidade ociosa ), pois a sociedade poderia aumentar sua produção de alimentos sem reduzir a produção de automóveis, ou vice-versa (pontos C e D).
Fora da Curva: está fora da fronteira. Para atingir este ponto a Curva tem que se deslocar à direita, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade (ponto B).
Custo de Oportunidade : mede o valor das oportunidades perdidas em decorrência da escolha de uma alternativa de produção em lugar de uma outra também possível.

3- A curva de oferta mostra o que acontece com a quantidade oferecida de um bem quando seu preço varia, mantendo constante todos os outros determinantes da oferta. Quando um desses determinantes muda, a curva da oferta se desloca. Indique qual das variáveis abaixo, quando alterada, não desloca a curva da oferta:
a) Tecnologia
b) Preços dos insumos
c) Expectativas
d) Preço do bem
e) Número de vendedores

a) Desloca, pois um aumento da tecnologia pode aumentar a produtividade, ou seja, aumenta a quantidade produzida sem aumentar ou aumentando pouco o custo, assim a oferta é

Relacionados

  • dsjhxdhsk
    271763 palavras | 1088 páginas