LEITURAS CLASSICAS
Karl Marx, filósofo e economista alemão, nasceu em Treves, na Alemanha, em 5 de maio de 1818. Era de uma família influente, descendente de rabinos, seu pai era um próspero advogado que também atuava como conselheiro de justiça.
Estudou na Universidade de Berlim , onde se interessou por história e filosofia, mas formou-se pela Universidade de Iena . Sem perspectiva de lecionar, assumiu o cargo de redator – chefe do jornal alemão Gazeta Renana, onde o aproximou das questões políticas e sociais. O jornalismo acabou sendo sua principal fonte de renda de toda vida.
Por causa da agitação política ao qual a Europa estava passando, como as revoluções de 1948, a queda da monarquia de Luís Filipe e a formação de um governo republicano com a participação ativa dos socialistas, o governo fechou o jornal. Sem muitas opções Marx mudou-se para Paris. Lá conheceu Friedrich Engels, um radical alemão de quem se tornaria amigo íntimo e com quem escreveria vários ensaios e livros. Foi nesse época que Marx começou a se voltar para as questões econômicas e se entrosar com a classe operária.
Devido a um artigo que Marx escrevera para uma revista, ele foi expulso da França e partiu para Bruxelas, na Bélgica, onde também foi expulso, quando passou a participar da recém-fundada Liga Comunista. Fixou-se em Londres, onde fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores com o objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo. Marx continuou assim, voltado para a militância e os estudos até a sua morte em 14 de março de 1883.
Redigiu com Engels o Manifesto Comunista, da teoria que, mais tarde, seria chamada de marxismo, ou seja, todos os movimentos políticos, econômicos, sociais e filosóficos que suas idéias inéditas e inusitadas influenciaram o mundo todo.
No Manifesto Marx convoca o proletariado a luta pelo socialismo. Mais tarde publicou o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. Livro, em que faz uma crítica ao