leitura e produção de texto II
SERVIÇO SOCIAL
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II
MAIS MÉDICOS (MÉDICOS NO BRASIL)
IMPERATRIZ/MA
2013
MACIELLE DA SILVA LIMA
Mais Médicos (Médicos no Brasil)
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Produção Textual II como parte da avaliação referente ao 2º período em questão.
Orientador: Walber Eloim
IMPERATRIZ/MA
2013
Mais Médicos (médicos no Brasil)
O governo diz que trabalha para que os problemas sejam resolvidos rapidamente, mas a questão dos médicos estrangeiros caiu na vala da irracionalidade, com a esperteza política e contra os recém chegados, estão os usuários do SUS.
Sabemos que a implementação apressada do Programa Mais Médicos em resposta ao grito da população, se fez como demagogia eleitoral, em sua expressão mais rasa.
Segundo a pesquisa Demografia Médica no Brasil, afirmam que a concentração de médicos nos grandes centros acompanha a de outros profissionais de saúde, como dentistas e enfermeiros de unidades de saúde. Onde falta um, faltam os outros. De fato a assistência médica sem médicos é possível, mais inevitavelmente precária, localidades sem eles precisam tê-los, mesmo que não estejam bem preparados.
Reportagem da Folha de são Paulo, mostra; Além de tentar superar o impasse com as entidades de classe, o governo mantém uma frente no Congresso para garantir a aprovação da conversão de medida provisória que cria o programa em lei. A exigência para os estrangeiros de uma prova que os nossos não fazem não tem sentido no caso de contratação para vagas que não interessam aos brasileiros. Assim afirmam, no entanto o número de aptos é baixo e o Ministério da Saúde não sabe dizer quantos deles estão trabalhando. Reconhecemos e somos a favor da contratação de médicos estrangeiros para as áreas desassistidas, intervenção que chega com anos de atraso, pois sabemos que a saúde no Brasil é carente de financiamento e de