Leitura e podução textual
01. A partir da leitura de Durkheim, estabeleça a diferença entre as formas de solidariedade mecânica e orgânica. (2.5)
Para Durkheim a solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas. Os membros da sociedade estão unidos por laços de parentescos, compartilhando das mesmas noções e valores sociais. Para existência dessa igualdade, é necessária à sobrevivência do grupo, onde a coerção social, baseada na consciência coletiva, deve ser severa e repressiva. Já na solidariedade orgânica as sociedades tornam-se mais complexas, dando espaço a divisão do trabalho e as consequentes diferenças entre os indivíduos, criando uma independência nas consciências. Os membros da sociedade onde predomina a solidariedade orgânica estão unidos em virtude da divisão do trabalho. Onde na solidariedade mecânica é uma sociedade primitiva (agrupada), na solidariedade orgânica vem ser uma sociedade moderna (individual). A coesão social na solidariedade mecânica está associada em crenças e valores sociais religiosos, na tradição e nos costumes compartilhados. E na solidariedade orgânica a coesão social está associada a códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres. 02. Diga quais são as formas de dominação legítima definida por Weber e quais são seus respectivos princípios de autoridade ou motivos de submissão que lhes servem de justificativa. (2.5)
Dominação legal é baseada em estatutos que podem ser modificados e criados desde que o mesmo esteja pré-estabelecido.
Dominação tradicional é aquela baseada na crença e nos poderes de senhores, onde um manda e o outro obedece, diretamente da dominação legal, ela não é baseada na formalidade.
Dominação carismática é dada em virtude da doação, e por pessoas que possuem caráter comunitário onde quem manda é o líder e o que obedece é o apostolo.
Os princípios fundamentais da burocracia, segundo Weber a hierarquia funcional, a obediência se presta não à pessoa, em virtude de