Leitura e escrita ii
CENTRO DE EDUCAÇÃO- CE
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME: Solange Neves Bueno
DISCIPLINA: Processos de Leitura e Escrita II
Resenhado por Solange Neves Bueno
O livro “Reflexões sobre Alfabetização” de Emília Ferreiro proporciona ao professor uma reflexão acerca de suas práticas pedagógicas, dando subsídios para uma nova visão sobre o modo de alfabetizar. Nesta obra a autora transfere a investigação do jeito de ensinar para o que tem de ser aprendido, focando as concepções que as crianças têm sobre o sistema de escrita, priorizando as produções infantis.
Para a autora, a escrita pode ser considerada como sistema de representação da linguagem ou como código de transcrição gráfica das unidades sonoras, sendo que na codificação os elementos e as relações já estão predeterminados e na criação de uma representação, os elementos e as relações não estão predeterminados, sendo que se a aprendizagem da escrita é feita de uma maneira concreta, por meio de uma técnica, esta foi concebida como um código de transcrição, mas se a aprendizagem foi realizada por meio de um novo objeto de conhecimento, esta foi concebida por meio do sistema de representação.
No livro, a autora coloca a importância das produções espontâneas: as garatujas, ressaltando a diferença entre desenhar e escrever, sendo que o desenhar esta dentro do domínio icônico, reproduzindo a forma do objeto e o escrever está fora do domínio icônico, pois o grafismo não reproduz a forma do objeto.
O processo da aquisição da escrita se dá de maneira diferenciada, através de critérios quantitativos, que é a variação da quantidade de letras de uma escrita para a outra e o critério qualitativo, que tem vários repertórios de letras e também posicionando estas sem modificar a quantidade.
O período silábico se dá quando a criança passa por todo esse processo e começa a descobrir que as partes da escrita podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita, quando chega