Leite
O leite é um alimento que possui um alto valor nutritivo, constituindo em um alimento complexo que contém água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes estados de dispersão. É um produto complexo e nutritivo que contém mais de 100 substâncias que estão em solução, suspensão ou emulsão em água.
O leite é um produto comum da secreção da glândula mamária das fêmeas dos mamíferos, e tem também ação imunológica para a prole, protegendo-os de micro-organismos, inflamações e toxinas. Cada glândula possui uma via de eliminação para sua secreção denominada de teta ou úbere.
Os leites de diferentes animais são ingeridos no mundo todo, desde o leite mais comum, o de vaca, até mesmo os exóticos, como o de búfala. Os leites industrializados podem ser classificados em tipo A, tipo B, tipo C e o leite longa vida, que sofre processo de esterilização diferentemente dos outros tipos, que sofrem processo de pasteurização.
A composição do leite pode variar de acordo com os seguintes fatores: raça da espécie, período de lactação, alimentação, saúde, período de cio, idade, características individuais, clima, espaço entre as ordenhas e estação do ano.
A acide do leite fresco varia de 0,12 a 0,23% em ácido lático. Vários são os métodos utilizados para a quantificação da acidez em leite e derivados. Todos eles, no entanto, utilizam soluções de hidróxido de sódio como titulante e solução de fenolftaleína como indicado. A acidez é determinada pela porcentagem do ácido lático no leite.
A análise volumétrica, também conhecida como volumetria, consiste na análise química quantitativa da concentração de uma solução a partir de uma solução padrão. Na prática realizada, a análise volumétrica tem seu princípio na relação entre a solução padrão (solução de NaOH 0,1N), e a problema (solução láctea). Solução padrão é aquela de concentração conhecida e solução problema é a que possui concentração