Leis de trânsito para motorista alcoolizados
Não é de hoje que muitos dirigem por aí após terem consumido bebidas alcoólicas, mas isso traz um grande risco tanto para o próprio motorista quanto para as pessoas ao seu redor. O caso é grave,pois, um motorista alcoolizado tem grandes chances de causar um acidente, se ferir e até mesmo destruir a própria vida ou como em muitos casos matar um inocente. Devido a isso o governo criou a Lei Seca, que foi promulgada em 2008 e recentemente sofreu reajustes para que a fiscalização ficasse ainda mais rigorosa.
A Lei 11.705 foi denominada de Lei seca por impor uma maior rigorosidade no consumo de álcool por parte de motoristas. É a nova lei do Código de Trânsito Brasileiro e sua idéia principal é diminuir o índice de acidentes. Com um consumo de quase 0 % de álcool permitido, será difícil provocar tantos acidentes fatais, que a cada dia se tornavam mais freqüentes.
Antes da Lei seca a ingestão permitida era de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a dois copos de cerveja por exemplo, agora a porcentagem permitida de álcool no sangue é de apenas um copo de cerveja, ou seja, o motorista deverá ser muito cauteloso na ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.
De acordo com a nova legislação, o motorista que for flagrado com nível de álcool acima do permitido (0,1 mg/l de sangue) terá que pagar uma multa de R$ 955, terá o carro apreendido e ainda perderá a habilitação. O pior é para quem estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/l): o motorista corre o risco de ser preso, e a detenção é de 6 meses a 1 ano.
O bafômetro é o aparelho responsável por medir toda e qualquer concentração de álcool no sangue do motorista e de acordo com o Inmetro tem cerca de 1% de margem de erro.