leis de Newton
Peso B = T massa B . g = T
18 . 10 = T
T = 180 N
Peso A = T / 2 massaA . g = 180 / 2 massaA . 10 = 90
MassaA = 90 / 10
MassaA = 9 kg
Uma atração bastante apreciada nos espetáculos circenses é o globo da morte, constituído por uma casca esférica, dentro da qual um motociclista realiza acrobacias. O ponto alto da apresentação acontece quando o motociclista percorre a trajetória circular no plano vertical. Considere que o globo tem raio R e que a aceleração gravitacional vale g. Determine a velocidade mínima que o motociclista deve ter no ponto mais alto de sua trajetória para não perder o contato com o globo.
No globo da morte, à medida que o corpo sobe, tende a perder o contato com a pista e o ponto crítico é o superior. Considere o corpo nessa posição superior. Nele atuam o peso P e a normal ℱN, que dão a resultante centrípeta ℱ(cp).
ℱcp = m * a(cp) ⇒ ℱN + P = m * a(cp) = mv²/R ⇒ ℱN + P = mv²/R ①
Por essa fórmula, à medida que decresce a velocidade v, diminui também a força de contato ℱN, pois P, m e R são constantes. Sendo assim, a velocidade mínima para se fazer a curva ocorre quando ℱN = 0. Observe que o corpo não cai, pois possui velocidade v.
Na fórmula ①, v = v(mín) quando ℱN = 0. Logo:
ℱN + P = mv²/R
0 + P = mv²(mín)/R
mg = mv²(mín)/R
v²(mín) = Rg
v(mín) = √Rg
A velocidade mínima que o motociclista deve ter no ponto mais alto de sua trajetória para não perder o contato com o globo é √Rg.