leio,logo existo
[...]
A informação está cada vez mais ao nosso alcance. Mas a sabedoria, que é o tipo mais precioso de conhecimento, ela só pode ser encontrada nos autores da literatura. Esse é o primeiro motivo por que devemos ler. O segundo motivo é que todo bom pensamento, com já diziam os filósofos e os psicólogos, depende da memória. Não é possível pensar sem lembrar – e são os livros que ainda preservam a maior parte de nossa herança cultural. Finalmente, e este motivo está relacionado ao anterior, eu diria que uma democracia depende de pessoas capazes de pensar por si próprias. E ninguém faz isso sem ler.
(Harold Bloom. Veja,31/01/2001.)
LITERATURA
Literatura: conjunto de obras como romances, poemas, peças de teatro, novelas, etc.
Democracia: governo em que o povo elege livremente seus representantes; governo da maioria.
01. Harold Bloom é um importante crítico literário norte-americano. Nesse texto ele defende um ponto de vista (uma opinião) sobre leitura. Qual é o ponto de vista que ele defende?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
01· Sempre que defendemos um ponto de vista, desejamos convencer nosso interlocutores (leitor ou ouvinte) de que temos razão. Para isso, precisamos nos justificar com argumentos, isto é, explicar as razões, os motivos de pensarmos desse modo. O autor do texto lido, por exemplo, justificou o seu ponto de vista com três argumentos.
02. Identifique os argumentos usados pelo autor.
03. Para apresentar os argumentos, o autor colocou-os numa sequência. Que palavras do texto demonstram essa organização?
04. De acordo com o texto, existe uma diferença entre sabedoria e informação. Como você compreende essa diferença?
· A linguagem do texto argumentativo oral costuma ser clara, direta, precisa, pois o objetivo do autor é