leilão
PERGUNTA: Que bens podem ser encontrados em um leilão judicial?
Edgar de Carvalho Jr. 2° edição pagina 21, Bens alienados por ordem judicial, dentro de um procedimento legal. A transferência da propriedade e da posse não se dá de forma imediata já que deve ser observado o decurso dos prazos legais e a solução definitiva de eventuais embargos ou recursos impetrados. A transmissão é feita após a homologação do Leilão pelo Juiz (a), através da Carta de Arrematação.
INTERPRETAÇÃO:
Modalidade utilizada para a alienação de bens, onde os interessados oferecem seus lances disputando entre si. Vence o maior lance. O leilão é sempre público; o bem móvel ou imóvel é colocado à apreciação dos presentes, por meio de pregão, onde se oferecem lances por ele. O Leiloeiro ao apregoar, declara em voz alta o bem, indagando sucessivamente aos presentes quem dá lace de maior valor, Após receber os diversos lances, o bem é vendido ao que fizer o maior. Podem ser leiloados quaisquer bens, mercadorias, utensílios, jóias, objetos, automóveis, casas,apartamentos, autorizados pelos donos e ainda bens móveis ou imóveis pertencentes às massas falidas ou liquidadas quando não gravadas com hipoteca.
Recomendação: devem-se realizar leilões com bom desempenho e conseguir expressiva rentabilidade para seus clientes, sendo freqüente a efetuação de vendas com percentual muito acima do valor avaliado. Sem dúvida, essa é uma grande opção de venda.