Leia por favor
DE SHAMPOO E CONDICIONADOR
Christiana Rodrigues
Décio Durlacher
Paula Moraes Leão de Castro
Seminário de Pesquisa Operacional
Universidade Federal de Itajubá
Resumo
Este trabalho descreve a aplicação da Programação Linear para a formulação de um problema de produção de shampoo e condicionador em uma mesma linha de produção. Os dados que serão apresentados são aproximados da realidade de uma planta de produção. São mostrados os passos usados para a formulação e os resultados que foram conseguidos com o modelo.
Palavras chaves: Programação Linear; otimização e batch.
1 – Introdução
O processo de fabricação de um shampoo e/ou condicionador segue etapas muito similares de mistura de ingredientes. Temos basicamente a preparação da massa-base que acontece com adição dos principais ingredientes e ativos em um pré mixer. Esse ingredientes são pré pesado em outra área e chegam até a planta de processos preparados para serem adicionados aos tanques de mistura. Após a preparação de massa-base são adicionados ingredientes de finalização que contemplam perfumes, preservantes e demais itens. Essa mistura permanece no tanque de preparação por algum tempo até que seja feita a completa hoomogeinização da massa. Vale ressaltar que o tempo de preparo da massa varia quando se está produzindo shampoo ou condicionador. Durante a preparação algumas amostras são retiradas para efeito de confirmação de parâmetros importantes de qualidade para liberação da massa até a linha de envase.
A massa pronta é enviada para a linha de envase através de tubulação e passa pelos equipamentos principais de enchedora e rotuladeira, saindo da linha de produção.
Como objetivo tem-se a otimização dessa linha de produção a fim de obter o melhor mix de produção de shampoo e condicionador obtendo assim a maximização do lucro obtido.
Logo, tem-se que otimizar todas estas variáveis de modo a atingir o objetivo de lucratividade respeitando todas