Leia os contos Nas águas do tempo (incluído o Glossário), do moçambicano Mia Couto, e A terceira Margem do rio, do mineiro Guimarães Rosa
1. linguagem (literária ou não/ tipologia predominante)
2. assunto,
3. lugares,
4. aspectos culturais (Brasil / África).
Com base no resultado de sua análise, escolha, um dos aspectos e elabore uma reflexão. Seja original, expressando a sua compreensão. Escreva, no máximo, 10 linhas (Word, fonte 12, espaço 1,5), observando a linguagem padrão.
Um traço importante na linguagem dos dois autores é a oralidade, responsável por dar vigor ao texto e traduzir a vida, as vivências, costumes e comportamentos das diversas comunidades.
Acrescento a isto o fato de que Guimarães Rosa e Mia Couto souberam transportar o leitor para o universo em que a recriação da linguagem não é apenas um procedimento estético, mas também político. A escritura de ambos, invertendo a ordem das coisas, revela uma mudança não só na forma de narrar, mas no olhar sobre o outro e sobre os contextos em que transitam estes
“outros”. Nas escrituras dos dois as imagens da nacionalidade estão inscritas numa linguagem que busca traduzir a força e a potencialidade do universo oral, o que constitui uma resposta, no plano do discurso, ao desafio de representar as heterogeneidades culturais. O múltiplo, o diverso, os grupos subalternos são potencializados nestas escrituras por meio de um discurso polifônico, que capta as diversas vozes de grupos de excluídos da sociedade.