Lei seca diminui acidentes em RO
De acordo com o Detran, desde o início da Lei Seca, o número de acidentes em Porto Velho diminuiu 22,7%. Até o momento, 453 ações da Operação Lei Seca foram registradas no estado, 372 só na capital. Mais de 11 mil pessoas já foram autuadas por embriaguez, sendo 6.875 em 2013, 4.377 em 2012.
Aos 34 anos, Fernanda Carlos da Silva, agente de trânsito, diz que não esquece o dia das mães de 2004. Foi nesta data que ela, a afilhada, uma amiga e o primo sofreram um grave acidente de carro a poucos metros da casa onde mora. Fernanda era passageira estava sem cinto de segurança. No acidente teve três paradas cardíacas sofreu uma fratura na costela e ainda perfurou o pulmão. Desde então a jovem só se locomove em uma cadeira de rodas. Depois de todo o trauma vivido, Fernanda decidiu se tornar agente de trânsito pra ajudar outras pessoas.
Com a Operação Lei Seca em atividade, o número de atendimentos a pessoas vítimas de acidentes de trânsito no Pronto Socorro João Paulo II diminuiu 50%.
A nova Lei Seca ajudou a reduzir o número de mortes nas estradas federais no feriado de Páscoa, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda está em alerta para a principal causa de óbitos nas rodovias brasileiras: a colisão frontal. Com o objetivo de reduzir esse tipo de acidente, o governo planeja aprovar um pacote de medidas ainda este mês no Congresso, endurecendo multas e reforçando a fiscalização, a exemplo do que ocorreu em dezembro para coibir a mistura entre álcool em direção.
Segundo a PRF, a Lei Seca por si só não é capaz de reduzir a colisão frontal, porque esse tipo de acidente é resultado de outros fatores, como a disposição das estradas