Lei de ohm
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL 3 – Prática 3
TURMA: s62
ALUNOS: Fabrício Antonio Moreno, Felipe Bilinski e Geronimo Agulham
EXPERIMENTO: Lei de Ohm
1 - MATERIAL UTILIZADO:
Para a realização do experimento foram utilizados uma fonte de tensão contínua, multímetro, conjunto de suportes isoladores, conjunto de fios constantan, micrômetro, cabos conectores, régua e extensão.
2- OBJETIVO:
Estudar a variação da resistência elétrica de fios de constantan com o comprimento e área da seção transversal destes fios. Determinar também a resistividade do constanta.
3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Para a montagem do equipamento, primeiramente deve-se utilizar um cabo conector para ligar o primeiro ponto de medição da harpa com o multímetro e outro para ligar este mesmo multímetro com a fonte de tensão. O próximo passo é conectar o voltímetro com o início da harpa e utilizar um quarto cabo para conectar este voltímetro até um ponto final da harpa. Por fim, usar o quinto e último cabo conector para ligar o voltímetro até o ponto final da harpa. Após montado os equipamentos foram realizadas as primeiras medições. Estas primeiras medições foram feitas com o fio constantan de diâmetro 0,70 mm e comprimento 80 cm, foi mudada a tensão, e anotada a corrente. Depois foi mudado o fio de constatan para 0,50 e 0,35 mm.
4- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Seguindo o procedimento experimental, foram encontrados alguns valores, estes estão apresentados nas tabelas a seguir.
[pic] Tabela(1) Corrente para o fio constantan 0,70 mm, comprimento 80 cm.
[pic] Gráfico(1) Tensão x Corrente elétrica, para os valores da tabela 1.
Analisando o gráfico 1. Pode se dizer que este, é um condutor ôhmico. Chegamos a essa conclusão, pela linearidade do gráfico, ou seja, a