lei de ohm
1- Objetivo.......................................................................3
2- Introdução...................................................................3
3- Equipamentos e procedimento experimental..........4
4- Resultados e discussões..............................................5
5- Conclusão....................................................................6
1- Objetivo
Verificar a lei de ohm e analisar através do gráfico da tensão versus a corrente que a resistência é uma constate.
2- Introdução
A Lei de Ohm, formulada pelo o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), diz que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica que passa sore ele é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
Os resistores podem ser ligados (associados) de vários modos. Os dois mais simples são associação em série e associação em paralelo.
Na associação em série, representada abaixo, a mesma corrente atravessa todos os resistores. Pode-se calcular o resistor equivalente a uma dada associação em série. Basta lembrar que a corrente que atravessa o resistor equivalente, para uma dada tensão entre seus extremos, deve ser a mesma que atravessa toda a associação, enquanto a tensão é a soma. Neste caso todos os resistores são percorridos pela mesma corrente cuja intensidade é I, e a tensão V na associação é igual à soma das tensões em cada resistor.
Na associação em paralelo, representada abaixo, tem como característica a mesma tensão entre seus extremos. A corrente que chega à associação se divide percorrendo "paralelamente" cada elemento. Do Princípio de Conservação da carga elétrica, vemos que a quantidade de cargas que chega deve ser igual à quantidade que sai, logo a quantidade por unidade de tempo e a corrente também permanecem as mesmas, todos suportam a mesma tensão V e a corrente I na associação é igual a soma das