Lei de Ohm
Relatório
Introdução Teórica
Num circuito, a diferença de potencial eléctrico corresponde à variação da energia potencial eléctrica entre dois pontos por unidade de carga. A unidade SI é o Joule/Coulomb, mas é mais comum referir a unidade Volt. A corrente eléctrica corresponde à quantidade de carga que passa numa determinada secção transversal do circuito por unidade de tempo. Para termos a quantidade de carga instantânea devemos derivar a quantidade de carga em ordem ao tempo.
I = dQ/dt
Lei de Ohm, Resistência e Resistividade
Dentro de um condutor, os electrões movem-se com uma velocidade média a que se dá o nome de velocidade de deriva. Esta velocidade resulta do somatório de todas as velocidades dos electrões individuais. Num condutor ohmico, a velocidade de deriva é directamente proporcional à diferença de potencial que for aplicada ao circuito. Desta forma, temos que:
V=RI
Sendo R a constante de proporcionalidade, que consiste na resistência que o material condutor oferece à passagem da carga eléctrica. A unidade SI de resistência é o Ohm (Ω).
A resistência de um condutor depende do material mas também do seu comprimento e área transversal. De maneira a considerar apenas a resistência do material para condutores com a mesma forma, usa-se a resistividade específica (ρ) sendo que R=ρ*(l/A), “l” é o comprimento e “A” a área transversal. ρ varia com a temperatura segundo a expressão ρ = ρ 0[1+α(T-T0)] em que T é a temperatura do material e T0 a temperatura de referência. α é o coeficiente térmico de resistividade do material.
Descrição do trabalho
Nesta sessão laboratorial, realizaram-se três experiências. Os objectivos das mesmas são, por ordem: 1-> Verificar experimentalmente a lei de Ohm, montando um circuito eléctrico com uma resistência e um voltímetro em paralelo com a resistência assim como um amperímetro em série.
2-> Montar um circuito semelhante, mas com o voltímetro em paralelo