LEI DE OHM
Elaboração: Robson Santos, estudante de Eletrotécnica, monitor de
Eletrotécnica I e Instalações Elétricas Prediais
I Unidade
Aluno: __________________________________________________________
Lista de Exercícios
01) Quando se mediu a diferença de potencial nos terminais de uma resistência elétrica, verificou-se que o valor obtido era de 12V, quando a intensidade de corrente era de 800 mA. Pretende-se determinar a intensidade da corrente no circuito eléctrico, se a diferença de potencial for aumentada para 36V.
Considera que a Lei de Ohm é aplicável.
02) (Ufpe 2000) Alguns cabos elétricos são feitos de vários fios finos trançados e recobertos com um isolante. Certo cabo tem 150 fios e a corrente total transmitida pelo cabo é de 0,75A quando a diferença de potencial é 220V. Qual é a resistência de cada fio individualmente, em kΩ?
03) (Unb 2000) Suponha que uma pessoa em Brasília, na época da seca, aproxime sua mão de uma carro cuja carroceria apresenta uma diferença de potencial de
10.000V com relação ao solo. No instante em que a mão estiver suficientemente próxima ao carro, fluirá uma corrente que passará pelo ar, pelo corpo da pessoa e, através do seu pé, atingirá o solo. Sabendo que a resistência do corpo da pessoa, no percurso da corrente elétrica, é de 2.000Ω e que uma corrente de 300mA causará a sua morte, calcule, em kΩ, a resistência mínima que o ar deve ter para que a descarga não mate essa pessoa. Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.
04) (Ufrj 2003) Cada farol de um carro dissipa 15W, com a luz baixa, e 25 W com a luz alta. Considerando que ambas as lâmpadas estão submetidas à mesma tensão da bateria, determine em qual dos casos a resistência da lâmpada é menor. Justifique.
05) (Unesp 2003) Considere um ferro elétrico que tem uma resistência elétrica de 22Ω e fica ligado duas horas por dia a uma voltagem de 110 V.
a) Qual o valor da corrente elétrica que passa