Lei de ohm
Objetivo:
Determinar a resistência elétrica através dos valores de tensão e corrente
Introdução:
Verificar a Lei de Ohm
Teoria:
A lei de ohm é uma teoria que compreende os estudos realizados com a resistência elétrica determinando que a resistência é a razão da tensão sobre uma carga elétrica dividido pela corrente elétrica que está passando por ela.
Essa teoria pode ser expressa pela fórmula da lei de Ohm da seguinte maneira: R= E/ I onde, R é resistência elétrica, E a tensão elétrica e I a corrente elétrica. Através dessa fórmula matemática podemos calcular a resistência elétrica de um circuito.
Podemos trabalhar matematicamente a fórmula para extrair os valores de outras grandezas como tensão elétrica E=R.I ou ainda a calcularmos a intensidade da corrente elétrica com a fórmula I= E/R. Dessa maneira podemos conseguir os valores para podermos dimensionar um circuito.
Se calcularmos os valores das grandezas da eletricidade podemos saber a intensidade da corrente elétrica de um circuito, então, podemos determinar o valor de um fusível de proteção, pode-se dimensionar um interruptor de acordo com os valores além de poder utilizar um condutor, que na maioria dos casos são fios de cobre, o mais dimensionado possível aos valores do circuito.
A potência elétrica também pode ser calculada através da fórmula P=E.I, pode-se trabalhar esta fórmula isolando E, e também o I. Quando o reparador automotivo estiver com a função de instalar um acessório automotivo elétrico ele pode utilizar a lei de ohm em benefício de seu trabalho. O reparador pode desenhar um esquema do circuito, fazer os cálculos e terá um projeto otimizado.
O circuito consiste em uma fonte variável, alimentando o resistor. Para cada valor de tensão ajustando temos um respectivo valor de corrente, e colocados numa tabela, possibilitam o levantamento da curva, conforme mostra a Figura 5.3.
V(V)
I(mA)
0
0
2
20
4
40
6
60
8
80
10
100
Figura