Lei de ohm
Sabe-se que resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor a passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada, e seu cálculo é dado pela lei de ohm.
A Lei de Ohm, criada por Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (U) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).
Objetivos
Os objetivos deste experimento são verificar experimentalmente a Lei de Ohm e levantar a dependência da resistência elétrica com o comprimento e com a seção reta de fios metálicos.
Procedimento Experimental
Utilizando os equipamentos listados abaixo
1) Placa Experimental de Eletricidade Azeheb 2) Cabos Condutores 3) Fonte 4) Multímetros Digitais HGL
A placa era composta de quatro fios de mesmo comprimento, divididos em cinco partes iguais, cada parte com (200,0 +/- 0,5) mm. Três fios eram de material Níquel-Cromo e um de Aço; todos com diâmetros diferentes como relacionado abaixo:
1- Níquel – Cromo: Diâmetro (0,360 +/- 0,005) mm 2- Níquel – Cromo: Diâmetro (0,510 +/- 0,005) mm 3- Níquel – Cromo: Diâmetro (0,720 +/- 0,005 mm). 4- Aço: Diâmetro (0,250 +/- 0,005) mm
A fonte foi conectada aos terminais da placa, e um multímetro foi conectado em série a fim de medir a corrente que passava pelo circuito. Em seguida um outro multímetro foi conectado em paralelo com o circuito a fim de medir a tensão.
A corrente ajustada na fonte foi de aproximadamente (0,150 +/- 0,005) mA.
Fundamentos Teóricos
De acordo com a Lei de Ohm, resistência pode ser obtida pela razão entre tensão e intensidade de corrente:
I - R=T I
A resistência de um dado condutor pode ser obtida pela equação II, onde p é a resistividade elétrica do material, R é a resistência elétrica, L é o comprimento do fio e A é a área de