Lei de Ohm e Potencia
Objetivo
Verificar a lei de Ohm. Determinar a resistência elétrica através de valores de tensão e corrente. Levantar a curva de potência em função da corrente de um resistor. Observar o efeito Joule.
Fundamentação Teórica
A resistência é a propriedade do material de se opor ou resistir ao movimento dos elétrons e fazer necessária a aplicação de uma tensão para manter o fluxo de corrente. Nos metais e em alguns outros tipos de condutores a corrente é proporcional à tensão aplicada: um aumento na tensão provoca um aumento proporcional na corrente. Matematicamente, tem-se a relação
V = R . I com : V = tensão aplicada [V] R = resistência [] I = intensidade da corrente [A]
A relação linear entre tensão e corrente é representada graficamente por uma reta que passa pela origem, conforme a figura a seguir:
Figura (1)
Do gráfico anterior, conclui-se que o valor da resistência em questão é numericamente igual à tangente da reta (I x V):
Para se determinar a curva característica de um resistor, deve-se medir a intensidade da corrente que o atravessa e a tensão aplicada sobre ele. Assim utilizaremos um esquema de medição conforme a figura a seguir. O circuito é composto por uma fonte variável de tensão contínua ligada em série com um resistor. A determinação das variáveis elétricas é obtida diretamente dos aparelhos de medição, voltímetro e amperímetro.
Figura (2)
A taxa com que a energia é fornecida ou consumida em um sistema genérico é, por definição, a potência do mesmo.
com Energia medida em Joules[J]
Tempo medido em segundos [s] Potência medida em watt[W]
Em termos de grandezas elétricas, a potência fornecida ou absorvida por um componente é expressada matematicamente pelo produto da tensão aplicada (ou gerada) pela intensidade da corrente que o atravessa.
Se o componente é um resistor, a tensão e a corrente estão relacionadas pela lei de Ohm, ora mencionada e as seguintes