lei de newton
Primeira Lei de Newton
Paulo Augusto Bisquolo*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Ponto de Partida
Leitura do artigo As Leis de Newton que se encontra no site Educação do UOL.
Objetivos
Mostrar o conceito de inércia, tanto de repouso quanto de movimento utilizando experimentos simples que podem ser executados na sala de aula.
Estratégias
1 ) Comece com um pequeno histórico sobre o conceito de inércia. Comente que apesar dessa lei ser chamada de A Primeira Lei de Newton, o estudo da inércia, foi feita antes por Galileu.
2) Defina o conceito de equilíbrio mostrando que ele se apresenta de duas formas, o equilíbrio estático e o equilíbrio dinâmico. O equilíbrio estático geralmente é de fácil aceitação pelos alunos, mas o equilíbrio dinâmico não é tão simples. Use exemplos cotidianos que mostram que um corpo em movimento retilíneo e uniforme também está em equilíbrio.
3) Apresente aos alunos o conceito de inércia e aproveite para logo em seguida mostrar o conceito de massa. Mostre que quanto mais massa o corpo possui, mais inércia ele terá. Use exemplos práticos de como é mais difícil tirar do equilíbrio corpos de maior massa.
4) Com os conceitos anteriores definidos, enuncie A Primeira Lei de Newton. Existem diversas formas de enunciar essa lei. Uma delas é dizer que um corpo tende a manter a sua velocidade vetorial. Outra forma de enunciá-la é dizendo que o corpo tende a manter o seu estado de equilíbrio, seja ele estático ou dinâmico.
5) Use diversos exemplos do dia a dia para mostrar como a lei da inércia está presente nas nossas vidas. Um deles que é bastante tradicional pelos professores de física é o do que acontece no interior do ônibus, quando ele freia, acelera e faz curva. Fale sobre a importância da utilização do cinto de segurança.
4) Dê uma atenção em especial sobre a Lei da Inércia quando móvel está fazendo uma curva. Tenha cuidado, pois o conceito de força centrífuga é muito forte para os alunos e por isso é meio