Lei de moore
Brivaldo Gonçalves dos Santos Junior
SÃO PAULO
2011
História
O primeiro a arriscar uma teoria evolucionista a respeito de hardware foi,
Alan Turing em
1950
que previu que na virada do século teríamos computadores com memória na casa de 1 GB.
Quinze anos depois dessa afirmação, em um artigo de cunho cientifico a revista
Eletronic
Magazine de 19 de abril de 1965 Gordon Moore fez a seguinte citação: A complexidade para componentes com custos mínimos tem aumentado em uma taxa de aproximadamente um fator de dois por ano ... Certamente em um curto prazo podese esperar que esta taxa se mantenha, se não aumentar. A longo prazo, a taxa de aumento é um pouco mais incerta, embora não haja razões para se acreditar que ela não se manterá quase constante por pelo menos 10 anos. Isso significa que em torno de 1975, o número de componentes por circuito integrado para um custo mínimo será 65.000 (65nM). Eu acredito que circuitos grandes como este poderão ser construídos em um único componente (pastilha).
O primeiro a tratar a então profecia de Moore por Lei de Moore foi Caver Mead, então professor da
Caltech
, e pioneiro da
VLSI Technology
, no ano de 1970.
Em 1975, Moore revisou a sua previsão para, a cada dois anos, um aumento de 100% na quantidade de transistores dos chips mantendo seu custo. Porém um colega de Moore previu que esse período seria a cada 18 meses.
Lei de Moore X Produção
Inicialmente a lei de Moore não passava de uma observação, mas acabou por tornarse um objetivo para as indústrias de semicondutores, fazendo as mesmas desprenderem muitos recursos para poder alcançar as previsões de Moore no nível de desempenho e isso que torna a lei de Moore realmente importante, pois sem ela,