Lei de hooke
Nº de medidas
Peso P (N)
Elongação x (m)
1
Lastro
Arbitrado como zero
2
0
0,086
3
0,5
0,111
4
1
0,141
5
1,5
0,171 Tabela 2.3: Dados relativos _a elongação da mola em razão da força exercida sobre ela.
4. De acordo com a Tab. 2.3, em um plano cartesiano, assinale as medidas da elongação x da mola no eixo horizontal, e os valores da força peso P no eixo vertical, construindo um gráfico de P x x. Dica: Ajuste a barra de erro em cada um dos pontos experimentais.
5. A partir do gráfico de P x x, determine a relação matemática existente entre a força peso P e a elongação x sofrida pela mola. Que tipo de função matemática determina a curva que liga os pontos experimentais? Trace esta curva no gráfico.
R: Quanto maior é a força atuando, maior será a elongação da mola. A função matemática é uma função linear do 1º grau.
6. Explique a diferença entre deformação plástica e deformação elástica de um material.
R: Deformação plástica é quando a tensão não é mais proporcional à deformação ocorrendo então se torna uma deformação não recuperável e permanente. A partir de uma perspectiva atômica, a deformação plástica corresponde à quebra de ligações com os átomos vizinhos originais e em seguida formação de novas ligações com novos átomos vizinhos, uma vez que um grande número de átomos ou moléculas se move em relação uns aos outros; com a remoção da tensão, eles não retornam às suas posições originais, diferentemente do que acontece na deformação elástica
Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).
7. Responda às seguintes perguntas justificando cada uma delas:
(a) O que vem a ser a constante elástica da mola?
R: A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza.