Lei de Hooke
2. O que vem a ser a constante elástica?
3. Obtenha as expressões que demonstrem a constante elástica equivalente para associação de molas em paralelo e em série.
Respostas
1. É a lei da física relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo. Tem Caráter puramente experimental. É uma força restauradora quem surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material.
2. A Constante Elástica traduz a rigidez do material (mola), ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica do material (mola), maior será sua dureza.
3. Associação em paralelo - Neste caso a deformação X sofrida por cada uma das molas é a mesma. Quando deformadas de x, a mola 1 fica sujeita a uma força F1=k1.x e a mola 2 a uma força F2=k2.x.A mola equivalente, quando submetida á mesma força F, sofre a mesma deformação de x de modo que F=ke.x.
Observe que F = F1 + F2 --- ke.x = k1.x + k2.x. Assim:
Associação em Série - Neste caso as molas 1 e 2 estão sujeitas á mesma força F e sofrem deformações diferentes x1 e x2. Como a força F é a mesma --- mola 1 – F =k1.x1 --- mola 2 –
F =k2.x2 . Então, x1=F/k1 e x2=F/k2.
Mola equivalente F=ke.x --- x=F/ke x = x1 + x2 --- F/ke = F/k1 + F/k2 ---