Lei de Graham
Determinamos no primeiro experimento a velocidade dos gases – ácido clorídrico e amônia – a partir da Lei de Graham. Enquanto no segundo, calculamos a densidade do dióxido de carbono.
2. INTRODUÇÃO
LEI DE GRAHAN
DIFUSÃO
É o processo pela qual as moléculas gasosas movem-se através das paredes porosas ou em outro meio. A velocidade de difusão é proporcional à velocidade molecular média. Graham encontrou que a velocidade de difusão de um gás através de outro é inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade do gás. (1) Para gases A e B temos que: (Lei da difusão de gases) (2) Para uma dada temperatura e pressão: (3) Substituindo (3) em (2)
EFUSÃO É a passagem de um gás através de uma abertura de um orifício. A velocidade de efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade ou de sua massa molar. A velocidade de efusão é inversamente proporcional ao tempo que uma dada quantidade de gás requer para escapar. Para gases A e B temos que: 3. MATERIAL UTILIZADO
Para Experimento da Densidade do CO₂:
1. Balança Analítica
2. Papel de Pesagem
3. Carbonato de Cálcio
4. Ácido Clorídrico, 1 M
5. Erlenmeyer de 125 mL
6. Conexão
7. Proveta de 100 mL
8. Becker de 250 mL
9. Água Destilada
Para Experimento da Lei de Graham:
1. Tubo de Vidro com tampas nos extremos
2. Algodão
3. Amônia
4. Ácido Clorídrico concentrado
5. Cronômetro
4. PROCEDIMENTOS
Para encontrar a Densidade do CO₂:
1. Montar o sistema de coleta de gases.
FIGURA 1 - Sistema de Coleta de Gases.
2. Pesar com precisão ± 0,4mg de carbonato de sódio, anotar a massa do papel mais o carbonato e dobrar o papel de pesagem sem tocar diretamente com as mãos. Esta massa de carbonato é suficiente para colher o CO2 numa proveta de 100mL.