lei de coulomb
A lei de Coulomb foi desenvolvida pelo físico Charles Augustin Coulomb, no ano de 1725, e faz relação entre a intensidade da força eletrostática entre dois corpos carregados eletricamente.
As diferentes inclinações das esferas ocorrem pela força elétrica de repulsão
Coulomb enuncia que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separam as cargas.
Podemos escrever:
Onde:
F → é a força elétrica entre as cargas k → é a constante eletrostática no vácuo (ko = 9 x 109 N.m2/C2)
Q → carga elétrica d → distância
Unidades no SI:
Cargas Q1 e Q2 – Coulomb (C)
Distância d – metro (m)
Força elétrica F – Newton (N)
Constante eletrostática k – N.m2/C2
ELETRIZAÇÃO
Historia da Eletrização
Podemos considerar um corpo eletrizado quando tiver diferente numero de prótons e elétrons, ou seja, quando ele não estiver neutro. O processo de adição ou subtração de elétrons denomina-se eletrização.
Cabelo sendo eletrizado por contato
O estudo da eletricidade começou através de observações que talvez tenham sido feitas pela primeira vez pelos gregos, pois são deles os relatos mais antigos que temos registros. Uma das primeiras observações de eletrização foi feita com a seiva endurecida de uma arvore hoje extinta muito parecida com o plástico, denominado âmbar. Tales de Mileto parece ter sido o primeiro a chamar atenção ao fato de que depois de esfregar o âmbar com lã ou pelo de animais ele adquire a propriedade de atrair pequenos objetos, como por exemplo, penas, papel picado, fios de algodão, e etc. [1]
Condutores e não condutores
Os condutores de eletricidade são matérias que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas por eles. O que faz um condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. [2] Se ocorrer que