Lei das triadas e Oitovas

632 palavras 3 páginas
Introdução
O presente trabalho que tem como tema bastante sugestivo a disciplina de Química, também começo por detalhar que os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade química desde os primórdios. Entretanto, “o alemão German Lothar Meyer e o russo Dimitri Ivanovich Mendeleev fizeram mais do que quaisquer outros, posicionando-a sobre um firme fundamento experimental”. A Tabela Periódica dos Elementos é hoje um dos conceitos mais importantes e difundidos da química. Seu desenvolvimento é exemplo do resultado do esforço e da perspicácia de vários cientistas em um período de muitos anos.

Lei das Oitavas
Esse modelo também foi banido por apresentar problemas, novamente, com os valores das massas atómicas. Ou seja, alguns elementos estavam em lugares errados: o cloro e o flúor, por exemplo, não possuem características semelhantes ao Cobalto ou ao Níquel.
Apesar de fracassados, esses modelos contribuíram para o constante aperfeiçoamento sobre a classificação dos elementos químicos.
Dois cientistas trabalharam isoladamente um do outro, mas chegaram a resultados parecidos, foram eles: Julius Lothar Meyer (1830-1895) e Dmitri Ivanovitch Mendeleev (1834-1907), sendo o trabalho de Mendeleev mais ousado.

Classificação de Newlands – Lei das Oitavas (1864) John A. R. Newlands (1838-1898), professor de química e industrial inglês, idealizou a classificação dos elementos pela ordem crescente de massa atómica, em grupos de 7 e dispostos lado a lado. Logo percebeu que as propriedades químicas eram semelhantes ao primeiro e oitavo elementos – a contar da esquerda para a direita -, como as notas musicais que se repetem a cada oitava.

Assim, os elementos que seguem a mesma linha vertical possuem as mesmas características químicas, como o Lítio, o Sódio e o Potássio; o Magnésio e o Cálcio.

Lei das Tríades
Esse método de distribuição foi considerado ineficaz porque era muito restrito e só

Relacionados