biologia
A bussola de um campo magneticos terrestres. Experiencia de Oersted.
O íman ou ima chamado ainda de magneto, e um objecto que provoca um campo magnético a sua volta.
Um íman permanente e futo de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos electrões que se encontram no interior da matéria. Um íman e um dipolo tem sempre dois polos “norte “ e “sul”. Por definição, o polo sul de um íman e o que atraído pelo polo norte magnético da terra.
Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtem-se dois íman menores, cada um com um polo norte e um polo sul.
Um electroíman – e um íman que se baseia em campos magnéticos girados por cargas em movimento.
Tipos de íman
Os íman podem ser naturais ou artificiais, permanentes ou temporais :
Íman natural – e um mineral com propriedades magnéticas, como a magnetita, que e um oxido de ferro.
Íman artificial – e um corpo de material ferromagnético que e submetido a um intenso campo magnético : por fricção com um íman natural ou pela acção de correntes eléctricas (electromagnetismo ) adquire propriedades magnéticas.
Íman permanente – e um futo de aco magnetizado (ferro com alto teor de carbono), a fim de manter permanentemente seu poder no entanto uma forte descarga eléctrica um impacto de grande magnitude, ou uma aplicação de uma elevada quantidade de calor podem causar perda de forca magnética do íman. A altas temperaturas, os imanes permanentes perdem seu magnetismos temporariamente readquirindo quando são resfriados.
Íman temporal – e temporariamente magnetizado uma fonte de ondas electromagnéticas.
Quando a emissão dessas ondas cessas o íman temporal deixa de possuir seu campo magnético.
Esses imanes são feitos com matérias paramagnéticas (normalmente ferro com baixo teor de carbono ) por isso quando o campo magnético e removido o movimento browniano rompe o alinhamento magnético do íman temporal.
A bussola de um