Lei 8080
8° CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE
ITAJUBÁ
2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Minas Gerais.
8° CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE
Trabalho apresentado como pré requisito da matéria de Fundamentos de Saúde
ITAJUBÁ
2013
No início da década de 80, procurou-se consolidar o processo de expansão da cobertura assistencial iniciado na segunda metade dos anos 70, em atendimento às proposições formuladas pela OMS na Conferência de Alma-Ata (1978), que preconizava "Saúde para Todos no Ano 2000", principalmente por meio da Atenção Primária à Saúde
Nessa mesma época, começa o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, constituído inicialmente por uma parcela da intelectualidade universitária e dos profissionais da área da saúde. Posteriormente, incorporaram-se ao movimento outros segmentos da sociedade, como centrais sindicais, movimentos populares de saúde e alguns parlamentares.
Em 1986 aconteceu a 8ª Conferência Nacional de Saúde que definiu a saúde como resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso a serviços de saúde. Nesta definição, consegue-se perceber a ênfase nas condições sociais para uma vida digna como condição para a saúde. A partir dessa definição a saúde deixa locais específicos como os hospitais para ocupar outras vertentes como: moradia, escola, qualidade do ar e da água, alimentação, trabalho e qualidade de vida.
A saúde tem como fatores determinantes a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. Promovendo condições de bem estar físico, mental e social.