LEDS: A LUZ DAS MOLÉCULAS
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E
TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS TERESINA CENTRAL
DIRETORIA DE ENSINO
GERÊNCIA DE ENSINO DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO
CURSO: ELETRÔNICA SALA: B3-11
TURMA: 201 DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORA: MARIA LUÍSA MARTINS MENDES
LEDS: A LUZ DAS MOLÉCULAS NAYRA VANESA DA COSTA CRUZ N° 34
TERESINA/PI
MAIO/2011
INTRODUÇÃO
Cogita-se, com muita freqüência a utilidade do LED que é acrônimo para Diodo Emissor de Luz, eles são verdadeiros heróis não reconhecidos no mundo da eletrônica.
Eles estão presente no nosso dia a dia e nem percebemos. A nanotecnologia é a grande responsável pela criação desses incríveis dispositivos que pertencem ao nível macroscópico sendo assim, manipulado pelos seres humanos, apesar da nanotecnologia trabalhar com o nível microscópico.
Existe um Novo Mundo que esta evoluindo graças à nanotecnologia, na qual os LEDs fazem parte ativamente, eles serão a mola-mestre que ira contribuir para as diversas áreas da ciência, mas a sua principal atuação será na iluminação, sua eficiência pode ser comparada a de uma lâmpada fluorescente, sendo até mais eficaz do que a lâmpada, devido o LED emitir luz fria e não dissipar energia aumentando a sua durabilidade.
O QUE É UM LED?
Fazendo um estudo sobre os LEDs, percebe-se que ele é praticamente fabricado com moléculas orgânicas baseadas em carbono. Sua funcionalidade básica, e a que mais chama atenção, é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, há também tamanhos maiores, como em alguns modelos de semáforos.
A luz emitida através do fenômeno da eletroluminescência não é monocromática, mas consiste em várias