LEAN OFFICE
O foco da mentalidade lean deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas Lean.
Bom, essa explicação técnica é o resumo objetivo deste assunto, que tem em seu conteúdo uma extensa gama de aplicações e técnicas. Para entendermos melhor a mentalidade Lean, devemos entender alguns pontos importantes:
1. Entender quais são os valores do cliente;
2. Alinhar a melhor sequência de atividades que geram estes valores;
3. Realizar estas atividades no que eles chamam de “fluxo contínuo”, ou seja, sem interrupções, desta forma será feita a manutenção dos valores do cliente;
4. Sempre atender alguém que nos chamar;
5. E cumprir todos os processos sempre com clareza, objetividade e atenção aos detalhes;
Lembrem-se, clientes não são somente aqueles que pagam por nossa mão de obra, mas também aqueles que dependem dela. Por que ser Lean?
Para ser Lean é preciso saber a palavra de ordem mundial nos últimos anos, a “Produtividade”. Mas o que seria produtividade?
Bem, de acordo com a Wikipédia:
“[...] A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. [...] A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir