Lean Cesar Gon Alves 13102828
437 palavras
2 páginas
Lean Cesar Gonçalves 13102828Enfoque Sistêmico no Ambiente Rural
O enfoque sistêmico tem sido aplicado na agricultura em resposta às crescentes críticas e falhas de projetos disciplinares de desenvolvimento rural direcionados aos pequenos agricultores familiares. A ideia geral da abordagem sistêmica era mudar a ênfase das áreas experimentais para os experimentos em propriedades com a participação dos agricultores.
A ideia de Sistema se tornou mais evidente a partir dos anos 50, com o fenômeno conhecido como Crise da Ciência. Esta crise surgiu da inquietação dos cientistas em relação à crescente dificuldade de comunicação entre as várias áreas da ciência, as quais estavam se isolando em classes cada vez mais específicas.
Para a área agrícola este conceito sistêmico já era pensado. CAPRA (1996), já nos propõe o conceito de organismo agrícola semelhante ao que mais recentemente se designa por abordagem sistêmica. O autor pondera que, naquela época já se faziam sentir problemas derivados da fragmentação do conhecimento, o que talvez tenha o levado a intuitivamente focalizar a propriedade como um todo. Esse organismo agrícola deveria ser saudável tanto sob o ponto de vista social quanto econômico e ecológico.
A visão reducionista e disciplinar serviu de base para o fenômeno conhecido como "revolução verde", responsável por expressivos resultados em termos de produção e produtividade agrícola para algumas regiões (sobretudo as mais desenvolvidas), produtos (de exportação) e tipos de agricultores (com mais recursos financeiros). Entretanto, este fenômeno tem sido crescentemente questionado principalmente em função do aumento dos impactos socioambientais negativos, da aceleração da concentração de renda e da "exclusão" dos pequenos agricultores familiares.
Na maioria das ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento e extensão rural, predomina a visão reducionista. O foco é no objeto e o enfoque é disciplinar. O técnico estuda, de forma isolada, um componente de um