LEAD FREE
Lead Free
Com a constante necessidade de preservar o meio ambiente e maximizar o poder de reciclagem dos materiais utilizados atualmente, novas tecnologias estão constantemente sendo desenvolvidas para este fim.
No tocante a indústria eletroeletrônica, além das dificuldades pelo uso de diferentes materiais, tecnologias de fabricação e reparo, obsolescência dos equipamentos entre outros, as dificuldades de recuperar, reaproveitar ou mesmo reciclar produtos avariados ou com tecnologia ultrapassada vêm se dificultando e também se tornando inviável. Diante deste fato, muitas empresas e pessoas preferem descartar seus equipamentos ou partes deles, tais como a placa de circuito impresso.
Estes materiais são coletados, algumas vezes prensados e então enterrados ou simplesmente lançados em aterros sanitários. Aí começa o problema.
Solubilidade do Chumbo
Os circuitos eletrônicos por serem essencialmente fabricados com um dos seus elementos chamado Chumbo (a partir de agora descrito pela sigla Pb) e este se solubiliza quando em contato com águas ácidas. Muitos podem perguntar se é difícil a ocorrência deste contato. Eu sinto falar que não, pois toda a chuva que cai atualmente é ácida. Logo, estas placas e circuitos em contato com água da chuva iniciam o processo de solubilidade do Pb. O resultado final desta reação é a ocorrência da contaminação deste metal pesado que se deposita em nosso organismo e não é eliminado. Suas conseqüências em grandes concentrações são devastadoras, principalmente quando armazenado no cérebro ou fígado.
Mecanismo de Solubilidade
Vamos explicar este mecanismo de forma bastante rápida e clara através das reações abaixo mencionadas. Elas são auto-explicativas.
Vocês percebem que sempre o produto final é o Pb + água. Aí está o problema. Esta água contaminada vai até os depósitos de água que posteriormente nós consumimos.
Por outro lado somos usuários de modernos equipamentos que nos geram muito conforto tais como