Trabalho ambiental
Índice
A – Introdução
B – RoHS / WEEE
C – Substâncias Restritas
D – Tecnologia Imposta
E – Símbolos
F - Bibliografia
A - Introdução
A sigla RoHS (Restriction of Hazardous Substances – Restrição às Substâncias Perigosas) foi criada pelo comitê dos países que compõem a União Européia com o intuito de determinar uma diretiva para o controle de algumas substâncias perigosas que são utilizadas em processos de fabricação de produtos Eletro-Eletrônicos.
Junto ao RoHS nasceu a diretiva WEEE, a qual consiste em determinar regras e responsáveis sobre o descarte dos produtos Eletro-Eletrônicos.
B – RoHS / WEEE
Criada em 2003 a diretiva RoHS tem por objetivo: ← Proteger a saúde humana; ← Banir ou reduzir drasticamente o uso de substâncias perigosas; ← Definir o nível máximo aceitável de substâncias perigosas.
E consiste em restringir o uso de seis substâncias conforme tabela abaixo:
[pic]
Apesar do RoHS ter entrado em vigor em 1° de julho de 2006, pouco tempo antes começaram a valer as regras da diretiva WEEE seis meses antes (1º de janeiro de 2006) e assim como o RoHS aplica-se a todos os produtos Eletro-Eletrônicos que entraram no mercado da União Européia a partir destas datas.
WEEE – Waste Electrical and Electronic Equipments (Lixo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos).
Objetivos WEEE: ← Evitar o desperdício de equipamentos elétricos e eletrônicos; ← Assegurar sua reutilização, reciclagem e/ou recuperação; ← Melhorar a performance ambiental de toda operação econômica envolvida no ciclo de vida de equipamentos elétricos e eletrônicos, especialmente daqueles envolvidos no tratamento do lixo desses equipamentos.
As medias propostas incluem: ← Estabelecimento do sistema de coleta seletiva viabilizando aos consumidores o retorno do lixo sem nenhum custo; ← Regras sobre o tratamento do lixo elétrico e