Le Corbusier
Nome: Charles-Edouard Jeanneret-Gris
Nascimento: 06/10/1887 (Suécia) Morte: 27/08/1965 (França)
Conhecido como um dos mais importantes arquitetos do séc XX, Le Corbusier projetou sua primeira casa aos 18 anos em 1905, em sua cidade natal. Foi essa, sua primeira atividade profissional.
No decorrer de sua carreira, suas obras refletem suas diversas viagens pela Europa, Oriente e América e influências de outros grandes arquitetos que conheceu e/ou trabalhou durante sua trajetória, como as principais figuras do Deutsche Wekbund (German Association of Craftsmen).
Em seu livro ‘Por uma arquitetura’, primeiro trabalho teórico sobre arquitetura desse inovador das moradas e das cidades, se percebe a influência de Le Corbusier e a grande marca que o Brasil tem nesse trabalho, onde ele lança as bases do movimento moderno, com características funcionalistas, baseado nas necessidades humanas.
Os 5 pontos da Nova Arquitetura que foram lançados por Le Corbusier em sua obra:
- Planta livre: através de uma estrutura independente, permite a livre locação de paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural;
- Fachada livre: resulta igualmente da independência da estrutura;
- Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo;
- Terraço-Jardim: recupera o solo ocupado pelo prédio, transferindo-o para a parte de cima do prédio em forma de jardim;
- Janelas em fitas: possibilitada pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
Outra obra de grande importância é o estudo feito para ‘O modulor’, onde se aplica o sistema de proporções elaborado e largamente utilizado pelo arquiteto. O sistema foi baseado nas medidas de um homem imaginário de 1,75m. Posteriormente, o sistema foi elaborado baseando-se na proporção áurea e na Sequência de Fibonacci.
Duas da principais obras de Arquitetura e Urbanismo projetadas por Le Corbusier
Villa Savoye – 1928 (França)
Le