Le Corbusier
Introdução
Em 1956, ele organizou a Exposição Internacional de Construção " Interbau " que Le Corbusier foi convidado para projetar e construir um complexo habitacional residencial. O local da exposição seria Hansaviertel bairro oriental da cidade de Berlim , no entanto, sentiu-se que o projeto havia mais extensão tão comovido ao Charlottenburg. Esta é a segunda vez que ele foi convidado para participar de um projeto na Alemanha , o que representa a oportunidade de construir um Unité d' Habitation , como parte da exposição de suas idéias para se viver.
A exposição será inaugurada em 1957, com a intenção de mostrar a modernização e reconstrução da Alemanha após a Guerra Fria , e que nesta ocasião seria abrir a porta para a experimentação na construção e acolher novas técnicas. Cinquenta e três renomados arquitetos envolvidos no processo , alguns deles foram: Walter Gropius, Alvar Aalto, Oscar Niemeyer , Hans Scharoun e Wils Ebert .
Localização
Flatowallee 16 , 14055 Berlin- Charlottenburg , a oeste da capital. Atualmente em uso.
Conceito
Le Corbusier usa os mesmos conceitos como no Unite d´habitation de Marsella , segue os cinco pontos levantados em toda a sua obra que são de plano aberto , a estrutura sobre estacas , fachada livre , parede de vidro e terraço coberto .
Converte o bloco em uma "casa " villa , aplicando novamente o conceito de " rue interieur " , que está localizado na parte central do edifício, que dá acesso a cada célula ou máquina para estar em ambos os lados longitudinais das fachadas e fachada sul.
Le Corbusier Berlin Unité projetou o sistema Modulor tinha 2.26m módulo como em Unite d´habitation de Marsella , no entanto, as difíceis relações com parceiros e da incompatibilidade do padrões de construção na Alemanha foi forçada a abandonar as proporções indicadas pela Modulor e aumentar um metro de altura entre os andares. É por isso que o edifício foi um impacto sobre o " brise solei ", que chateado Le