Layout
Douglas Leonardo Rodrigues douglas_leon_8@hotmail.com
Éder da Silva Santos eder.rsilva@bol.com.br
Marcos Paulo Oliveira m.marcospaulo30@gmail.com
Matheus Eduardo da Silva Ramos
Patrick de Andrade Carvalho patrickandrade84@yahoo.com.br
Valdir Uchoas Pelegrini valdirpelegrini@hotmail.com
Resumo
O presente artigo apresenta uma abordagem sobre a importância da E.R. para que as indústrias modernas possam manter sua competividade, visando garantir a inovação como um diferencial, pois como afirma NOGUEIRA, 2006, p. 02.
A Engenharia Reversa é uma metodologia de projeto que atrai grande interesse, pois sua utilização permite a criação de novos produtos em intervalos menores e com maiores possibilidades de sucesso se comparada às metodologias convencionais. O menor investimento financeiro e prazos reduzidos de desenvolvimento já são por si só importantes, mas o fato de lançar um produto novo baseado em algo que já obteve o reconhecimento do mercado é, talvez, o maior dos atrativos, principalmente pela redução dos riscos do investimento feito.
Com a Engenharia Reversa a indústria consegue desenvolver e projetar produtos. Otimizando itens já existentes criando dessa maneira produtos semelhantes, porem com custo menor. Entende-se que a Engenharia reversa entra como uma tecnologia que possibilita tornar sistemas produtivos mais ágeis e flexíveis. Os Recursos CAD\CAM\CAE e prototipagem rápida geram intercâmbios de áreas que juntos completam a poderosa tecnologia chamada de Engenharia Reversa. O objetivo deste artigo é demonstrar as possibilidades da ferramenta Engenharia Reversa desenvolver a competividade das indústrias modernas, implantando baixos custo e prazos reduzidos e até mesmo produtos com qualidade melhorada.
Introdução
A Engenharia Reversa é mais do que nunca um fator determinante para sobrevivência da indústria moderna. Com aumento da competividade é