Layout
Nivaldo Almeida Vieira de Jesus
Daiane Santos de Souza
Eliane Aparecido Simão
Arailde Souza Santos
Oziel da Silva Aguiar
RESUMO
Todo planejamento deve ter por finalidade uma área de trabalho com espaço bem distribuído e correto. O objetivo é aproveitar esse espaço ao máximo dando lhe melhor aparência, conforto e bem estar aos funcionários, para que estes se sintam independentes na posição que ocupem na estrutura. Diminuir os atropelos e as distancias entre os postos de trabalhos, facilitando o fluxo de pessoas e materiais, assegurando a economia de tempo. As instalações elétricas como ar condicionado, comunicação, devem ser feito do modo mais econômico possível de modo que minimize os investimentos e proporcione segurança e conforto aos funcionários facilitando a supervisão dos chefes e a inspeção intermediaria e final entre as fases operativas. Deixar uma área reservada para uma futura expansão. O espaço físico deve ser utilizado conforme os objetivos e finalidades da empresa.
Palavras chave: Arranjo físico, Processo de produção, Armazenagem.
INTRODUÇÃO
O Arranjo Físico é a ferramenta principal para a organização de uma empresa, pois ele compreende a localização física dos recursos de transformação e defini o arranjo físico decidindo a colocação de todas as instalações, maquinas equipamentos, pessoal e todos os materiais utilizados na operação.
O objetivo do arranjo físico é avaliar as diversas seções da fabrica e as maquinas dentro de cada seção, traçando o fluxo dos processos mais importantes e reduzindo os estoques e os custos de produção. O arranjo físico é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva que determina sua forma e aparência deixando assim o ambiente mais amplo possível, para que as atividades sejam executadas com rapidez eliminando desperdício de tempo e materiais, evitando que os