Layout Empresa
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 07
UNIDADE CURRICULAR: LAYOUT PARA SEGURANÇA DO TRABALHO
ORIENTADORA: SIMONE LUIZA
RAMO TÊXTIL
ALUNA: JULIANA RIBEIRO KRAMER
INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste trabalho é apresentar as várias etapas e processos de produção de uma confecção, desde o processo de corte até a peça acabada, bem como os processos produtivos e a organização do trabalho utilizada em empresas do ramo.
O trabalho ainda tem como objetivo especifica ilustrar detalhadamente os principais processos produtivos de uma empresa especifica; verificar planta baixa, layout, cortes e a aplicação de normas regulamentadoras.
HISTÓRIA DA INDÚSTRIA TÊXTIL NO BRASIL
Talvez poucos saibam que o processo de industrialização no Brasil teve seu início com a indústria têxtil. Suas raízes precedem a chegada e a ocupação do País pelos portugueses porquanto os índios que aqui habitavam já exerciam atividades artesanais, utilizando-se de técnicas primitivas de entrelaçamento manual de fibras vegetais e produzindo telas grosseiras para várias finalidades, inclusive para proteção corporal.
Todavia, partindo-se do princípio de que tudo teria começado com a efetiva ocupação do território brasileiro, ocorrida em 1500, podem ser identificadas quatro etapas importantes para a definição da evolução histórica da indústria têxtil no país: a fase colonial, a fase de implantação, a fase da consolidação e a fase atual que passaremos a analisar na seqüência.
Fase Colonial
No período colonial, que se estende de 1500 até 1844, a característica fundamental é a incipiência da indústria têxtil, além de sua descontinuidade. As diretrizes da política econômica para as colônias eram ditadas pela Metrópole. Assim, era