Laudo spda
RELATÓRIO DE MEDIÇÃO DE MALHA DE ATERRAMENTO EXISTENTE, MALHAS DE SPDA E LAUDO TÉCNICO.
MEDIÇÃO / LAUDO TÉCNICO
DATA DA INSPEÇÃO: 08/03/2008
CONEXÃO ENGENHARIA PROJETOS E INSTALAÇÕES LTDA
NACIONAL GÁS BUTANO
FORTALEZA-CE
Relatório de Medição e Laudo Técnico
Temos como objetivo a Medição da Resistência de Aterramento da malha de equipotencialidade existente e malhas de aterramento do SPDA, como também o Laudo Técnico.
1.0 – Tipo de Medição (segundo referências normativas NBR 5410):
- Utilização de Terrômetro eletrônico com dois eletrodos auxiliares independentes alinhados e distanciados a ±12,0m quando houver condição.
Obs1: O equipamento utilizado foi Terrômetro Eletrônico Digital modelo: TR 4200 Marca ICEL.
2.0 – Tipo de Procedimento:
- Utilização de aparelho convencional (conforme Obs1), dois eletrodos auxiliares independentes Ec e Et anexados ao Terrômetro conforme fig.1 e um eletrodo Ex (ponto da malha de terra a ser medido) também conectado ao Terrômetro.
fig.1
- Uma corrente alternada de valor constante é inserida através do Terrômetro no ponto Ex circulando em toda a malha de aterramento e o eletrodo auxiliar Ec localizado fora da zona de influência do eletrodo Ex. O eletrodo Et localizado entre Ex e Ec, tendo sua tensão medida entre Ex e Et. A resistência de aterramento é a relação entre tensão de Ex e Et dividida pela corrente entre Ex e Ec. Sendo verificado três medições conforme descrição abaixo e fig.1:
• 1ª medição: Et eqüidistante de Ex e Ec; • 2ª medição: Et 6,0m mais próximo de Ex a partir do ponto inicial; • 3ª medição: Et 6,0m mais próximo de Ec a partir do ponto inicial.
- Como os resultados foram semelhantes efetuamos a média aritmética das três leituras obtendo assim a resistência de aterramento da malha medida. Como houve similaridade entre as