Laudo HTP
Autor: Dr. Joseph Moura
Interessado: Luiza Moura Bragança
Assunto: Avaliação psicológica para concessão de guarda definitiva de menor.
Descrição da Demanda
Em decorrência de dificuldade de relacionamento e retraimento social (Luiza Moura Bragança) foi submetida à avaliação psicológica como condição necessária à obtenção da guarda definitiva da menor, passível de adoção, Suellen de Fátima Romeiro de três anos residente no abrigo Luz do Sol. A cliente tem total conhecimento das dificuldades acima descritas e relata que desde a infância gostava de ficar isolada, não reagia bem a situações novas e sentia -se incomodada na presença de estranhos.. Não conseguia se envolver emocionalmente com jovens de sua idade, parecendo distante de todos. Em relação à família, particularmente em relação aos pais, relata que não teve referência de figura paterna, tendo sido criada apenas por mulheres. Na figura materna, observou-se uma excessiva autoridade, bem como comportamentos ambivalentes nos métodos disciplinares utilizados com a filha, ora se mostrando indiferente, negligenciando nas condições essenciais de desenvolvimento, ora abusando do seu poder, com castigos físicos exagerados, ficando evidenciado o caráter conflituoso na interação familiar.
3. Procedimento
Forem realizados entrevistas e aplicação de teste psicológico (HTP) em 4 encontros de 1 (uma) hora de duração em dias alternados.
4. Análise
Nas primeiras sessões de avaliação, a examinada demonstrou excessiva tensão, irritabilidade, agitação, ansiedade, auto estima negativa, e revolta em relação à sua mãe. Passado o primeiro momento, procedeu-se à aplicação do teste HTP buscando a investigação dos campos de percepção familiar, personalidade, inteligência e memória. Através do teste (HTP), os principais traços encontrados foram: rigidez, fragilidade, desconfiança, ansiedade, contato pobre com a realidade, organicidade, ambivalência social, retraimento, imaturidade, desamparo, perda