Laudo de resistência dos materiais - embarcação com os vetores peso e empuxo
Jéssica Beker Godoy José Carlos Salles Junior
Curso de Técnico em Mecânica do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba E-mail: jessicabecker_12@hotmail.com
Resumo. Por meio deste laudo, explicaremos como uma embarcação permanece na superfície, o porque de um grande navio, por exemplo, apesar de seu peso, não afundar. Apresentaremos o significado de empuxo e peso, e como eles se aplicam na situação apresentada. O equilíbrio de uma embarcação e o que ocorre quando a mesma sai deste equilíbrio. O corpo tende a permanecer em equilíbrio de translação, porém não há equilíbrio de rotação.
Palavras chave: empuxo, peso, equilíbrio.
1- Resumo Uma embarcação flutua porque a sua densidade média é menor que a densidade da água. E permanece em equilíbrio pela ação de duas forças: o peso e o empuxo, forças de mesmo módulo e sentidos contrários. Porém este equilíbrio depende também do centro de gravidade do corpo (CG), que permanece fixo e do centro de empuxo (CE), variável. E é por essa variação as embarcações são projetadas para que o CG fique o mais próximo possível do fundo da embarcação, abaixo do CE. Quando CE varia CG faz com que o corpo volte a posição de equilíbrio. 2- Introdução Nas últimas décadas desenvolveram-se navios de grande porte, navios petroleiros, de transporte de containers, etc.. Este avanço requer a criação de medidas de segurança e também um estudo maior quanto a capacidade da embarcação de suportar um peso máximo, deslocamentos possíveis, ações da natureza. Neste trabalho vamos fazer uma analise do que faz com que embarcações permaneçam em equilíbrio e o que as tiram desse equilíbrio, neste caso, apenas rotacional. Seja a carga que a embarcação leva ou algum “rasgo” no casco que permite a entrada de água.
qualquer. De que modo ela permanece em equilíbrio: P = E, sendo P o peso da embarcação e E o empuxo. Porém, mesmo estando em equilíbrio, E+P=0, se os vetores