Quimica
ELETROQUÍMICA
1.Introdução
O estudo no campo da eletroquímica se iniciou por volta de 1800, com a criação da primeira pilha eletroquímica por Alessandro Volta, que utilizou discos (eletrodos), alternados de cobre e zinco, separados por algodão embebido em solução salina. Mais tarde, em 1836, o professor John Frederic Daniell, construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas com uma diferença da pilha de Volta, cada eletrodo ficava em uma célula individual, possuindo um tubo onde os íons iriam percorrer, chamado de “ponte de salina” análogo ao de Volta, ponte a qual ligava as duas soluções e aumentava sua eficiência.
1.1 Características da Pilha a) Sentido dos elétrons: Os elétrons circulam do eletrodo de maior potencial de oxidação para o de menor potencial de oxidação. No caso da pilha de Daniell vão do zinco para o cobre. b) Pólos da pilha: O pólo positivo será o de menor potencial de oxidação e o pólo negativo o de maior potencial de oxidação. No caso de Daniell, o eletrodo com cobre é o pólo positivo e o eletrodo com zinco é o pólo negativo. c) Classificação dos pólos: O pólo de menor potencial de oxidação, ou seja, o positivo será classificado como Cátodo e que é onde ocorre a redução. Já o pólo de maior potencial de oxidação, ou seja, o negativo será classificado como Ânodo e que é onde ocorre a oxidação.
1.2 Variação de massas nas placas
O processo de oxirredução gera uma variação das massas dos elementos envolvidos. Na cuba onde se encontra o elemento de maior potencial de oxidação, irá ocorrer um decréscimo da massa do material do eletrodo que ali se encontra. Em relação a cuba onde se encontra o elemento de menor potencial de oxidação, irá ocorrer um acréscimo na massa do elemento do eletrodo. Na pilha de Daniell, a massa do eletrodo com zinco diminui e a massa do