Laudo da avaliação de viabilidade para sementes armazenadas de pterogyne nitens.
Histórico das sementes avaliadas
As sementes utilizadas para avaliação estavam armazenadas no Laboratório de Tecnologia de Sementes Florestais da EFL/UnB em condições ambientais de temperatura e umidade desde ..., período de aquisição das mesmas.
Método utilizado para avaliação
Ao ingressarem no laboratório as sementes receberam um tratamento de beneficiamento que consistiu em retirar a casca protetora das sementes, característica marcante da espécie, assim como a retirada de impurezas. Em seguida foram armazenas em vasilhames de plástico sob condições ambientais.
Para avaliação de viabilidade foi realizado o teste de ph de Exsudato cerca de 1 (um) mês após o armazenamento. Separou-se 100 sementes que foram alocadas cada uma em copos descartáveis, separadamente em duas bandejas, cada bandeja contendo 50 copos. Para o meio de embebição foi utilizado água destilada e em seguida, as sementes fora postas em câmara de germinação calibrada para a temperatura constante de 25º C sem fotoperíodo por um tempo médio de 30 minutos. Após este período foram adicionados a cada copo 1 gota de solução indicadora Fenolfitaleína e 1 gota de Carbonato de sódio anidro.
Conclusões e recomendações Analisando os meios de embebição obteve-se uma taxa de 99% de viabilidade das sementes, pois das 100 sementes avaliadas, 99 possuíram meio de embebição de cor rosada, indicando a viabilidade para germinação. Ao passo que apenas 1% se mostrou inviável, apresentando meio de embebição incolor, indicando que o meio estava ácido devido à deterioração da semente. Das 99 viáveis, 14 apresentaram uma coloração rosada fraca, podendo-se inferir que, apesar de serem viáveis, poderiam apresentar baixo vigor no processo de germinação. Estes valores encontrados atestam que as sementes de Pterogyne nitens encontram-se aptas para a produção de mudas, apresentando uma produção de 99% de estabelecimento de mudas