Lauda ego e superego
DOCENTE: Silvia Nogueira Cordeiro
DISCENTE: Amanda Lottermann de Lima
TURMA: 1000 / 2º ano Psicologia
Estudo dirigido “Ego e Superego”
Palavras-chaves: Ego, Superego, Id, Complexo de Édipo
Há no Ego uma graduação chamada Superego, e esta parte do Ego esta vinculada ao inconsciente. A escolha de um novo objeto sexual altera o Ego e faz com que ele tenha controle sobre o Id, essas escolhas objetais aconteceu junto com a identificação com os pais, que vem com o fim do complexo de Édipo. A intensidade relativa das duas identificações em qualquer indivíduo refletirá a preponderância nele de uma ou outra das duas disposições sexuais.
Com essa identificação, o Ego se confronta com outros conteúdos nele contidos, um ideal do Ego, ou até mesmo, um Superego. Esse Superego vem para oferecer ao Ego infantil o principio da realidade, fazendo com o Ego dominasse o complexo de Édipo e se sujeita-se ao Id. O Ego é uma parte diferenciada do Id, é o mundo externo do mesmo enquanto o outro é o interno.
O surgimento do Superego pode explicar a causa de os conflitos primitivos das catexias objetais continuarem a ser conflituosas: se o Ego não obteve sucesso em dominar o complexo de Édipo, a catexia energética do ultimo, que se origina do Id, irá atuar na formação do ideal do Ego.
Considerações pessoais
Na minha perspectiva, é interessante este estudo sobre como que é a mente do ser humano que como que a infância influencia para o resto da vida.
Questões
O Ego infantil é reprimido pelo Superego e se transforma em Id ou somente “amadurece”?
Referencia
FREUD, Sigmund.O ego e o superego: "AUTOBIOGRAFIA" E OUTROS TEXTOS. Tradução de Paulo César De Souza. 1. ed. São Paulo: Schwartz S.a., 2013. 16 v. 370 p. (Sigmund freud, obras completas em 20 volumes).