latitude
Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura.
Massas de ar: são outro fator que influencia no clima. No Brasil existem as massas de ar Tropical atlântica (essa trás chuvas no verão no litoral nordestino e tempo seco no continente), Tropical Continental (trás tempo quente e seco no continente), Equatorial Continental (quente e úmida), Equatorial Atlântica (quente e úmida. provoca chuvas no norte e nordeste), Polar Atlântica (fria e úmida, faz seca no cerrado e friagem na Amazônia).
Maritimidade/Continentalidade: quanto maior a maritimidade maior a umidade e menor a temperatura (comparando pontos de mesma latitude)
Correntes marítimas: veja as correntes marítimas acima:
Obs.: as correntes marítimas que saem de desertos da África são quentes.
As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.
Massas equatoriais – sua formação ocorre nas baixas latitudes, na região próxima da linha do Equador, entre 5° Norte e 5° Sul. Apresentam temperaturas elevadas, quando formadas em áreas oceânicas são úmidas; se formadas em regiões continentais, são menos úmidas.
Massas tropicais – suas regiões de origem são nas áreas próximas aos trópicos de Capricórnio e Câncer, entre as latitudes 25° e 30° tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São massas de ar bastante úmidas, no entanto, se formadas em áreas continentais, normalmente, são secas.
Massas polares – formam-se nas regiões próximas aos polos Sul e Norte, sempre em latitudes superiores a 50° e por esses aspectos, são extremamente frias. A polar continental é mais fria e mais seca; a oceânica é mais úmida.
- Massa equatorial atlântica (mEa) – Localiza-se na parte litorânea da Amazônia, em certos momentos do ano também se localiza no Nordeste. Tem seu