Laryssa De Oliveira Lima 2
Entrevista
Laryssa de Oliveira Lima
Matrícula: 201403092943
Informações
Psicólogo entrevistado: Felipe Daen Lima
CRP: 05-36212
Formação: Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR) – Unidade de Botafogo.
Quando: 2008
Entrevista
Qual sua linha de atuação?
Daen: A gente não costuma falar o termo “linha de atuação”, é um termo comum, o certinho seria falar “Orientação Teórica”, na prática é a mesma coisa, é só pra não parecer linha, sabe, a gente brincava na faculdade “Qual a sua linha?” “A minha linha é linha roca, linha roca com cerol. Sabe?” (risos). A gente fala de orientação teórica, que representa isso – Qual é o tipo de filosofia, o tipo de ideia dentro da psicologia, o tipo de teoria que você pauta o seu trabalho. - Eu sou psicanalista, ou melhor, eu estudo psicanálise. Há uma diferença. Ser psicanalista, eu estaria dizendo: “Po, eu entendo aquilo tão bem quanto Freud!”. A maioria das pessoas que estudam psicanálise, falam isso: que estudam psicanálise.
Onde você trabalha:
Daen: Eu trabalho no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) com treinamento de jovens no programa Aprendiz Legal, e também tenho um consultório meu, fixo, em Bonsucesso, próximo da SUAN. Nesse consultório eu tanto atendo no modelo clínico, tradicional, divã, etc., como também faço orientação profissional de jovens, onde eu tenho pós-graduação em Especialização e Orientação profissional.
O que você acha do mercado de trabalho, em relação ao psicólogo, à psicologia?
Daen: Eu acho que a psicologia ela abre muitos, mais muitos espaços em termo de mercado de trabalho. Eu acho que a psicologia, mal comparando, ela tem quase tanta entrada, nas empresas ‘boas’, quanto à administração, porque isso é uma coisa do perfil atual das empresas. Antigamente se preocupava muito com o produto, e tinha um sujeito lá que fazia a atividade. Hoje em dia as empresas perceberam que o que dá lucro é eu ter bons profissionais. Um bom profissional,